A psicologia privilegia o estudo e a análise dos comportamentos da pessoa ao longo do seu ciclo de vida, pretendendo compreender a sua realidade, as suas dificuldades e os seus problemas psicológicos que interferem significativamente na sua qualidade de vida.
Consulta de especialidade
Tem à sua disposição uma Psicóloga para avaliar, diagnosticar e intervir nas áreas Clínica e da Educação, onde crianças, adolescentes e adultos poderão apresentar as suas necessidades de intervenção. Após uma avaliação pormenorizada das queixas apresentadas, que para além da consulta de observação, pode também exigir o recurso à aplicação de testes psicológicos, estabelece-se um psicodiagnóstico e propõe-se uma intervenção psicoterapêutica adequada aos problemas psicológicos específicos de cada pessoa.
Durante a psicoterapia, o Psicólogo vai ajudar a pessoa a desenvolver a sua capacidade de análise e de compreensão da sua realidade interna, bem como os seus comportamentos e emoções. A relação terapêutica que se estabelece permite, num ambiente de confidencialidade e confiança, ajudar a pessoa a resolver aspectos que são causadores de sofrimento e dificuldade, facilitando também outras interpretações para as suas experiências individuais, promovendo a capacidade de acção da pessoa no seu processo de mudança e no desenvolvimento da sua personalidade.
Áreas de Intervenção
Crianças, Adolescentes e Adultos
Avaliação Psicológica e Diagnóstico
Psicoterapia Individual (ex. Ludoterapia)
Intervenção Psicoeducacional (ex. Pais, Professores, Doentes Crónicos e Familiares)
Dificuldades de Aprendizagem
Antecipação ou Adiamento Escolar
Orientação Vocacional, Escolar e Profissional
Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção
Perturbações do Desenvolvimento (ex. Autismo, Tourette)
Perturbações de Eliminação (ex. Controlo dos Esfíncteres – Enurese (hábito involuntário de urinar durante o sono) e Encoprese).
Perturbações da Conduta (ex. Comportamento Disruptivo, Desafiante/Opositor)
Perturbações do Humor (ex. Depressão)
Perturbações de Ansiedade (ex. Ansiedade de Separação, Ansiedade Social, Fobias, Pânico, Stress Pós-Traumático, Perturbação Obsessivo-Compulsiva)
Perturbações da Personalidade (ex. Dependente, Borderline)
Perturbações do Comportamento Alimentar (ex. Anorexia e Bulimia)
Luto Patológico
Adaptação a Situações de Mudança (ex. Luto, Divórcio, Desemprego, Reforma, Doença Crónica)
Intervenção na Crise