Comunicar é, sem dúvida, uma das vertentes mais importantes das vivências humanas. É por recurso à comunicação que partilhamos ideias, sentimentos, anseios, sonhos, pensamentos, e tantos outros elementos, essenciais a uma perfeita integração em sociedade.
Problemas de voz, de fala ou de linguagem comprometem claramente todas as interacções e relacionamentos que possam ser estabelecidos pelo ser humano.
Assim, o Terapeuta da Fala surge como um profissional capaz de o ajudar na resolução de problemas em qualquer destas áreas, qualquer que seja a sua idade, podendo actuar: a) ao nível da prevenção, b) avaliando e diagnosticando o seu problema e, em caso de necessidade, c) intervindo nele, auxiliando na melhoria da sua qualidade de vida.
Perturbações da interacção e da comunicação
Por vezes, existem pessoas que não conseguem expressar-se oralmente ("falar"). Por isso, é possível implementar meios de comunicação aumentativos e/ou alternativos, podendo estes passar por livros de imagens, tabelas com símbolos, programas electrónicos, entre outros elementos. Enquanto profissional competente na área da comunicação, o Terapeuta da Fala poderá ajudá-lo a descobrir qual o meio mais adequado a cada caso, implementando-o em seguida.
Perturbações de linguagem
Muitas crianças apresentam Atrasos do Desenvolvimento da Linguagem (ADL), ou Perturbações Especificas do Desenvolvimento Linguagem (PEDL), sendo notárias as diferenças relativamente a outras crianças da mesma idade. Menos vocabulário, conversas menos "ricas" e frequentes, são algumas das manifestações. A este nível, a intervenção em Terapia da Fala constitui-se como uma mais-valia, impulsionando o desenvolvimento linguístico da criança.
Também em casos de afasia, após a ocorrência de um AVC, ou em casos de Traumatismo Cranio-Encefálico, o Terapeuta da Fala assume um papel de destaque na reabilitação da linguagem.
Poderá também ser realizada uma intervenção em casos de demência (Alzheimer, Parkinson, entre outras patologias) e em bebés/crianças com perda auditiva (surdez), portadoras de aparelhos/implantes auditivos, sendo realizado um trabalho de treino auditivo e de estimulação da linguagem.
Perturbações da fala
Em casos de Disartria, Perturbações articulatórias e/ou fonológicas (que ocorrem quando não se dizem bem "algumas letras"), Disfonias (problemas da voz), Gaguez, Laringectomias, entre outras patologias, o Terapeuta poderá ajudá-lo e aconselhá-lo, ensinando-lhe modos mais acessíveis e conscientes de produzir uma fala compreensível por todos aqueles com quem convive diariamente.
Perturbações da leitura e escrita
O Terapeuta da Fala, juntamente com professores e psicólogos, surge como um profissional capaz de dar resposta a casos de Dislexia e/ou de Disortografia.
Perturbações da alimentação
Se apresenta uma Disfagia ou outro problema associado à alimentação, sentindo dificuldades em mastigar e/ou engolir os alimentos, o Terapeuta da Fala poderá realizar consigo um treino alimentar, ensinando-lhes algumas estratégias e manobras que facilitarão o momento da alimentação, evitando que, assim, perca o prazer associado a esta necessidade básica e vital: comer.
Alterações da motricidade e sensibilidade orofacial
Muitas doenças degenerativas, tratamentos pós-traumáticos e pós-cirúrgicos, trazem consigo alterações musculares, alterações da sensibilidade e/ou na força com que são realizados diversos movimentos da cabeça e pescoço. O Terapeuta da Fala, recorrendo a diversas técnicas, estratégias e exercícios, poderá ajudá-lo neste processo de recuperação e reabilitação.
Estética facial
Graças aos seus conhecimentos da anatomia da região da cabeça e pescoço, de todos os seus constituintes, mecanismos de funcionamento e particularidades, o Terapeuta da Fala poderá ajudá-lo a manter-se mais jovem, corrigindo sinais inerentes à idade e aconselhando-o relativamente a comportamentos e hábitos menos correctos que possa apresentar no seu dia-a-dia. Tudo isto, sem recorrer a medicação e a cirurgias dispendiosas.